Skip to main content

Confira as dicas da dermatologista Vanessa Metz e descubra o melhor produto para sua pele.

shutterstock_190622558

Seja para fazer uma caminhada, dar um mergulho na praia ou realizar atividade rotineiras, os raios UVA e UVB nos atingem diariamente. Produto fundamental nos cuidados diários – e mais indispensável ainda no verão -, o filtro solar já ganha diferentes formas e versões para atender o consumidor de maneira mais satisfatória. Líquido, fluido, em pó, em gel, de uso oral… Variedade é o que não falta! Mas você sabe quais são os benefícios de cada uma delas? Para isso, a dermatologista Vanessa Metz apresenta os diferentes tipos de filtro solar. Escolha o seu!

1) Spray: A opção spray serve para economizar tempo de aplicação, muito mais prática que loções e texturas de gel. “É ideal para usar no corpo e nas áreas que tem pelo”, conta a especialista.

2) Bastão: “Prático e perfeito para as partes mais sensíveis do rosto, como nariz, testa e bochechas e também áreas com manchas ou machucados”, diz. O produto resiste à água e ao suor por até cinco horas e possui toque seco.

3) Mousse: Tem rápida absorção, toque seco e ainda controla o brilho da pele.” A desvantagem é que ele é menos aderente que os outros filtros solares, por isso é preciso redobrar a atenção na hora de reaplicar o produto”, orienta Vanessa. É recomendado para peles oleosas.

4) : Para quem gosta de maquiagem e não gosta de se lambuzar, o pó com FPS maior que 30 é um bom aliado da pele. “Como única proteção, ele deixa a desejar. É preciso associá-lo com o uso de outro filtro solar”, indica.

5) Fluido: Com textura ultraleve, ele é rapidamente absorvido pela pele e fácil de espalhar. “É muito bom para homens com barba”, aponta.

6) Gel: Produtos em gel não têm uma ampla faixa de proteção contra os raios devido à textura. “Por isso, ele é indicado para pessoas com pele morena, que possuem maior proteção natural”, conta a dermatologista. Quem tem pele oleosa deve investir no produto.

7)  Creme: “A tradicional versão do filtro solar é indicada para pessoas com pele seca ou envelhecida, uma vez que ajuda a hidratar ao mesmo tempo em que protege”, ressalta Vanessa.

8) Sérum: “Ele é altamente recomendado para ambientes fechados”, afirma. Assim como mousse, o sérum é menos aderente e com facilmente removível. Por isso, se for usado durante a exposição solar, a reaplicação é fundamental.

9) Mineral: “Indicado para peles sensíveis e para crianças, eles são naturais e protegem a pele com eficácia”, explica Vanessa. Além disso, têm textura mais grossa que os outros.

10) Orais: Novidade no mercado, os filtros solares orais não substituem os protetores solares, mas são ótimos coadjuvantes. “Recomendo, principalmente para as pessoas que têm histórico de câncer de pele ou pessoas que tem manchas”, conclui.