Durante a gravidez, a vida da mulher se transforma completamente. Tudo muda: o corpo, os sentimentos… e a pele. Para tirar as dúvidas das futuras mamães sobre os cuidados com a pele, confira as dicas da dermatologista Vanessa Metz.
Cuide das manchas
Com as alterações hormonais das gestantes, é muito comum o aparecimento de manchas. “Quem tem a pele mais escura pode ter maior propensão para o cloasma, que são machas amareladas ou acastanhadas que aparecem no rosto”, explica Vanessa. A melhor maneira de prevenir as manchas é com a utilização diária do protetor solar. Também é comum nessa fase a linea nigra, aquela linha escura que vai do umbigo ao centro do osso púbico. Mas as gestantes podem ficar tranquilas, já que essa mancha desaparece após a gravidez.
Controle a oleosidade
Devido ao aumento do fluxo sanguíneo, as grávidas tendem a ter a pele mais brilhante, o famoso “pregnancy glow”. Além disso, as mudanças hormonais aumentam a produção de glândulas sebáceas. O problema é que, se você tiver pele oleosa, pode desenvolver espinhas. “A melhor forma de tratamento é lavar o rosto com sabonetes neutros e aplicar loções secativas. E atenção: os ácidos e lasers estão proibidos”, orienta a dermatologista.
Capriche na hidratação
“Para evitar as temidas estrias, é fundamental manter a pele bem hidratada com sabonetes e cremes indicados por seu obstetra ou dermatologista. As áreas de crescimento rápido como seios e abdome merecem hidratação redobrada”, conta. Uma dieta balanceada ajuda a manter um peso adequado durante a gravidez e, consequentemente, reduz as chances do aparecimento de estrias.
Converse com seu dermatologista
Apesar de ser um período agitado, é fundamental que a mamãe procure um dermatologista durante a gravidez. “Somente um especialista vai poder analisar o caso e recomendar os melhores produtos para cada mulher… Além, é claro, de indicar todos os cuidados com a pele no pós-parto”, conclui Vanessa.