A dermatologista Vanessa Metz dá dicas de
como evitar os maus hábitos da beleza
Pode parecer bobagem, mas ações simples do dia-a-dia podem ser perigosas para a saúde da pele, podendo provocar o envelhecimento precoce, alergias e outros danos mais graves à cútis. Por isso, a dermatologista Vanessa Metz lista os principais hábitos que prejudicam a beleza da pele. Fique atenta e evite cometer esses erros!
Fumar
Além de provocar inúmeros problemas à saúde, o cigarro também prejudica a sua pele. “A fumaça e o calor ressecam a pele e a nicotina prejudica a oxigenação e a produção de colágeno. O resultado é uma pele envelhecida e o aparecimento de rugas profundas”, diz Vanessa.
Comer mal
A alimentação balanceada é o que vai nos proporcionar vitaminas e minerais essenciais para manter nossa beleza. “Alimentos ricos em gordura saturada, com muitas calorias, açúcar e sódio, podem agravar casos de acne. A acne pode ser resultado da absorção do seu corpo de substâncias presentes nesses alimentos que carecem de proteínas magras e saudáveis”, explica a dermatologista.
Dormir mal
As pessoas que dormem mal têm duas vezes mais chances de terem linhas de expressão e rugas, devido à redução da elasticidade da pele, à falta de pigmentação e à recuperação mais lenta dos efeitos do sol. “Isso porque é durante o sono que o organismo trabalha para desintoxicar e recuperar os tecidos. Enquanto dormimos, as células da pele produzem colágeno e se renovam”, orienta.
Cutucar ou estourar as espinhas
“Quem faz isso não só pode causar uma infecção que pode se espalhar pela pele, como também deixará o rosto com marcas e cicatrizes que dificilmente poderão ser removidas. Cutucar e estourar espinhas é totalmente proibido”, afirma a especialista.
Dormir com maquiagem
Dormir sem remover a maquiagem é um dos principais erros cometidos pelas mulheres. Muitas dormem com make ou removem apenas com água e sabão, deixando resíduos. “Independentemente do cansaço, é importante seguir à risca uma rotina de limpeza e utilizar demaquilante, assim a pele pode respirar, evitando o entupimento dos poros, a formação de cravos e até da acne”, conclui.