Se antes de dormir o seu único ritual é escovar os dentes, quem sabe esteja na hora de mudar os hábitos. Para uma pele cada vez mais bonita e saudável, a pedida são os cremes noturnos. Esse tipo de creme reúne ativos mais potentes e concentrados do que os indicados para o dia. E variedade é o que não falta! Há no mercado cremes clareadores, hidratantes, anti-acne e anti-idade. “Outra vantagem é que o produto permanece em contato com a pele por muito mais tempo, assim ele não sofre interferência dos raios solares, da poluição ou da luz artificial”, explica a dermatologista Vanessa Metz.
Segundo a dermatologista, as mulheres costumam optar pelo uso dos cremes noturnos a partir dos 25 anos de idade, quando há uma queda natural de colágeno. Mas nada impede que as mais jovens usem esse tipo de creme para combater acne ou oleosidade. Vanessa explica que esses cosméticos agem nas primeiras horas do sono, momento em que a regeneração celular atinge o ápice e entra em ação o hormônio do crescimento. Além disso, é nesse horário que o organismo está mais descansado, fator que ajuda a absorção dos ativos.
Fique atenta na hora da aplicação: os cremes noturnos devem ser aplicados no rosto todo, após limpar e tonificar toda região. Aplique pelo menos 15 minutos antes de se deitar, para que o produto não fique todo no travesseiro. Quando acordar, não se esqueça de lavar bem o rosto e passar o protetor solar junto com os cremes diurnos para melhorar os benefícios conquistados durante o sono.
. Dermatologista Vanessa Metz: Pós-graduada em Dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da SBD, Dra. Vanessa Metz é também membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD) e foi vice-presidente da Associação de Dermatologistas da UERJ em 2009 e Professora da UERJ em 2010. É membro da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST-RJ).