Skip to main content

cuidados-sol

Passar protetor solar antes de se expor ao sol já virou hábito comum para maioria das pessoas, mas muitos não sabem quais são os cuidados depois de um dia de sol. Segundo a dermatologista Vanessa Metz, o mais indicado ao chegar em casa é tomar um banho com a temperatura da água mais fria para retirar todo sal ou cloro do corpo. “Utilize um sabonete hidratante para não ressecar a pele e não utilize nenhum tipo de esfoliante. Durante o banho, use um óleo corporal com rápido enxague e depois aplique um creme hidratante em toda pele”, indica.

Para combater a ardência e a vermelhidão, a pedida são cremes calmantes que possuem calamina, aloe vera, camomila, calêndula ou alfa bisabolol. “Às vezes é necessária a utilização de anti-inflamatórios e analgésicos orais receitados por um médico”, explica a dermatologista. Já entre as soluções caseiras para a sensação incômoda estão a água termal, o soro fisiológico ou chá de camomila gelado. “Compressas com algodão ou toalha molhada também ajudam o alívio dos sintomas”. Beber muita água também é fundamental para evitar a desidratação.

Se a cota de sol foi ultrapassada, os cuidados devem redobrar. No caso de bolhas, procure um dermatologista porque pode ser necessária a drenagem e a prescrição de um creme com corticoide ou antibiótico. “Nunca estoure as bolhas sozinho e nem arranque a pele, pois ela tem a função de proteger a área atingida”, conta Vanessa. Outra dica é esperar um tempo até se expor ao sol de novo. “Mesmo depois da vermelhidão ter cessado, a coceira e a sensibilidade na área queimada podem persistir por muito tempo. Por isso, o ideal é esperar umas duas semanas até se expor novamente ao sol”, diz.