Skip to main content

Beautiful Young Woman with Fresh Clean Skin touching her Face

Qual é o seu tipo de pele? Pode parecer uma pergunta simples, mas muitos não conhecem as características da própria pele. “Conhecer sua pele é fundamental para tomar a decisão certa na hora de escolher os produtos adequados para as necessidades específicas da sua cútis”, conta a dermatologista Vanessa Metz.

Para ajudar, a especialista explica os diferentes tipos de pele e quais produtos e tratamentos são mais adequados para cada uma.

Pele normal: Apresenta textura fina, suave, com poros pequenos e sem imperfeições. Entre os diferentes tipos de pele, ela é a mais equilibrada. Não é muito seca e nem muito oleosa. “Quem tem esse tipo de pele deve apostar em sabonetes neutros e cremes hidratantes específicos para peles normais”, indica a dermatologista.

Pele seca: Essa pele possui tendência a desenvolver pequenas rugas e descamação, o que causa a sensação de ‘repuxamento’ após lavagem com sabonete ou água muito quente. Quem possui esse tipo de pele tem mais chances de desenvolver rugas e linhas de expressão. “Para os cuidados diários, invista em produtos sem álcool e em cremes hidratantes com textura suave”. Também são bem-vindos óleos de macadâmia, amêndoas ou de semente de uva.

Pele oleosa: Ela é brilhosa, tem poros dilatados e possui tendência para cravos e espinhas. Para o tratamento, use loções de limpeza com detergentes neutros à base de calêndula, hortelã, cânfora e mentol. “A esfoliação e o uso de máscara de limpeza também são ótimas maneiras de controlar a oleosidade”, conta Vanessa.

Pele mista: Mais comum entre as brasileiras, a pele mista é uma combinação de pele seca com pele oleosa. A zona T (região da testa, nariz e queixo) apresenta oleosidade enquanto as outras áreas do rosto possuem pele seca ou normal. “Quem tem esse tipo de pele deve apostar em loções de limpeza na zona T e hidratante no restante da face”.

Pele sensível: Essa pele fica facilmente irritada ou avermelhada, por isso, é normal haver áreas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas e ardor. Esse tipo de pele possui textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos. “Na rotina de beleza, inclua um sabonete hidratante e produtos cosméticos específicos para peles sensíveis”.

. Dermatologista Vanessa Metz: Pós-graduada em Dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da SBD, Dra. Vanessa Metz é também membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD) e foi vice-presidente da Associação de Dermatologistas da UERJ em 2009 e Professora da UERJ em 2010. É membro da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST-RJ).